top of page

Programa de Aulas

Oficina MACRS _Credito Guta Oliveira 2.jpg_PÁGINA PROGRAMAS.jpg

O programa propõe mentorias remotas* com profissionais renomados em suas áreas de referência, de diferentes regiões do país e que contemplam grupos étnicos diversos principalmente afrobrasileiro.

 

Cada profissional convidado apresenta uma aula preparada exclusivamente para este programa onde além das aulas e irão propor um exercício específico que será apresentado ao fim do módulo correspondente e que somará a entrega final proposta pelo programa: apresentação das artistas no formato de pitch para exposição do próprio trabalho para agentes das artes e da moda visando assim uma aproximação com ambos os mercados. 

As aulas acontecem de 02 a 23 de maio, de segunda a sexta, das 19h30 às 21h30.

 

*Aulas assíncronas e síncronas: as aulas serão gravadas para que as participantes tenham acesso ou retomem o conteúdo ou para o caso de eventualmente não consigam acompanhar ao vivo alguma atividade.

Módulos

1

Formalização, "artista profissional" e Mercado de Trabalho

CASE Agência/Galeria de representação de artistas, plataformas de portfólio. Gerando valor para sua arte, precificação, opções de comercialização

Mentor (a): Equipe Diáspora Galeria

2

Gerindo Meu Negócio

Apresentar uma nova perspectiva em relação ao negócio, buscando entender a importância da gestão financeira e administrativa para garantir a sustentabilidade financeira futura das artistas.

Mentor (a): Dina Prates (Instituto Estrela Preta)
 

3

Moda & Arte I - Processo Criativo " A teoria da busca pelo erro perfeito'.

Conteúdo interdisciplinar para o desenvolvimento teórico e prático do pensamento de moda e arte, os participantes terão a possibilidade de desenvolver visões críticas sobre seus trabalhos criativos e de entender a relevância do processo criativo na construção de um pensamento de moda. O grupo terá forte embasamento para defender o ato de vestir como força de linguagem com alta carga simbólica que impacta

diversas áreas da nossa construção social. Com base nos estímulos da subjetividade e construção de imagem de cada indivíduo participante da mentoria.

 

Mentora: Denise salles 

Moda e Arte II

- Sustentabilidade & o Mercado de Moda:  Introdução ao mercado de moda e noções básicas de negócio. Estudo sobre publico e lifestyle jovem. Práticas de sustentabilidade ambiental e social com exemplos práticos do mercado (jeans circular, remalha, desenvolvimento digital). 

 

- Desenvolvimento de Coleção e Pesquisa de Tendências: Etapas do processo de desenvolvimento de um produto desde o planejamento até a loja. Envolvendo temáticas, coleção, cartela de cor, modelagem e estamparia. Abordagem de como começar uma pesquisa de tendência, análise de mercado e comportamento de consumo além do compartilhamento de sites e fontes de pesquisa.

 

- Estamparia: Passo a passo de criação de estamparia e os tipos mais utilizados no mercado da moda. Estudo de oportunidades diferenciadas de aplicar estamparia e arte em superfícies diretas. Softwares e recursos mais utilizados (Illustrator, Photoshop, aquarela, desenho a mão, desenho digital...). Como funcionam nossas parcerias e trabalhos com freelancers e artistas dentro da estamparia. Atividade extra: Como entender um rapport de forma prática e didática.

 

- Moda, Tecnologia e Inovação: Inovações considerando o contexto de mercado de moda e a evolução tecnológica aplicadas em modelagem 3D, aceleração digital, novos sistemas, softwares e ferramentas que influenciam o mercado de moda.

4

5

Grupo terapêutico Masani

Espaço de escuta psicoterapêutica coletiva, com foco breve e pontual, que fomenta o diálogo e reflexão frente a uma demanda específica. Masani é uma palavra de origem bantu, do idioma ganda ou luganda, comumente falado em Uganda, África Ocidental, e significa ''tem "espaço entre os dentes". Esse nome foi escolhido, pois entendemos que o ciclo é um espaço de produção de brecha. 

 

Mentoras: Andressa Moraes e  Liziane Guedes (Instituto Estrela Preta)

Pitch de Encerramento

Encontro com curadores, agentes de arte, diretores de instituições onde as artistas farão a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a residência para marcar o contato com o mercado.

6

bottom of page