top of page
Equipe de Mentoria
Dina (53).JPG

Dina Prates

Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Metodista do Sul- IPA (2013) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Educadora Financeira formada pelo Centro Educacional DSOP/ São Paulo. Sonhadora na prática.
 

Andressa Moraes (1).jpg

Andressa Moraes

Graduada em Psicologia (UFRGS), Psicanalista em formação (Organização Nacional de Psicanalistas/ Terapretas, RJ) e pesquisadora dos processos de subjetivação a partir do nome próprio e da Psicologia Preta-Africana. Em 2020, junto a Dina Prates e Liziane Guedes, fundou o Espaço Interdisciplinar Estrela Preta, o IEP, um espaço de coworking interdisciplinar com atuação nas áreas de saúde e bem-estar. Gestora do espaço e de projetos, atua como psicóloga clínica(CRP 07/32544), realizando atendimentos individuais de jovens e adultos;  na mediação de acolhimentos coletivos no Ciclo Terapêutico Masani; e na supervisão de estágio curricular de estudantes de psicologia. Atua como educadora e palestrante nas áreas de saúde e bem-estar; saúde mental da população negra; psicologia preta; psicologia africana; e psicologia e finanças. 

Fotos-149-1.jpg

Liziane Guedes

Psicóloga clínica (CRP 07/29279), professora do curso de psicologia e cofundadora do Espaço Interdisciplinar Estrela Preta

Sou filha da Claudenice e do Carlos, preta, mulher, professora e psicóloga que auxilia pessoas a ampliarem a escuta de si mesmas através do trabalho clínico, há aproximadamente 5 anos! 

Estou cursando o Doutorado em Psicologia (UFRGS), pesquisando famílias interraciais por adoção. Me interesso também pelas temáticas: pessoas negras e subjetividade, infâncias de crianças negras, pensamento de mulheres negras, psicologia preta e filosofia afroperspectivista.

Alex Tso - Foto Perfil - 02.jpg

Alex Tso

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo
Arte-educador, curador, galerista, e de tudo um pouco.

Arquiteto formado pela USP, com especialização em Gestão Cultural pelo SESC. Fez parte do Educativo da Bienal de Arte de São Paulo e atuou nas vendas e relações institucionais da Galeria Lume. Tem formação em Advocacy para a Cultura pela ABRAOSC (Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura) junto com a Impacta Advocacy.

É sócio-fundador da Diáspora Galeria, uma galeria de arte contemporânea 100% idealizada, construída e gerida por pessoas racializadas, fomentando inclusão e diversidade no circuito formal das artes.
 

Ramo - Foto 02.jpg

Ramo

Vilão, Hacker cultural, Artista visual e educador.

 

Pesquiso os desdobramentos do verbo Construir, desde os processos identitários e de pertencimento territorial, à criação de espaços rituais que reverberam no imaginário da cultura popular contemporânea.

06082022-IMG_8747.jpg

É natural de Salvador/BA. Tem formação em Gestão em Design de Moda pela UNIFACS e Técnico em Produção de Moda pelo SENAC Bahia. É Diretora Criativa, artista visual e fundadora da plataforma de experimentações manuais, têxteis e co-criativa Oroomin.co. Que tem em sua essência - conexão com a ancestralidade preta e os saberes populares como ressignificadores de imagens dos atravessamentos de
corpos pretes e de margem da sociedade. Oroomin.co é residente na Casa de Criadores, evento focado na moda autoral brasileira, onde fez sua estréia em 2021 com o Vídeo Art - Margem.

Foto_RenataValandroAlves.jpg

Renata Valandro Alves

Natural de Ijui /RS, sou formada em Design de Produto pela UNIJUÍ e Pós Graduada em Negócios de Moda pela UniRitter. Tive a incfrível oportunidade de estudar no exterior como bolsista através do programa Ciências Sem Fronteiras, além de inspirados este foi o momento que mais me aproximei da moda durante meus estudos. Após a formação busquei fazer cursos e workshops de estamparia, onde via que conseguia unir minhas duas paixões: arte e moda! 2018 foi o ano que entrei para o time de estilo da Youcom, onde construí minha carreira dentro da estamparia e sou encantada até hoje pelo meu escopo de trabalho. 

Nathalia.jpg

Nathalia Ferreira Cordeiro

29 anos. Formada em Bacharelado de Moda com MBA em Negócios de Moda pela Uniritter - RS, cursando Pós-graduação em Desenvolvimento Técnico de Produto 4.0 pelo Senai Cetiqt - RJ e faço parte do time da Youcom /Renner S.A. como Coordenadora de Engenharia de produto dentro do time de Estilo.

FOTO - GABRIELA LOMBA.jpg

Gabriela Lomba

Natural do Rio de Janeiro, atuei no mercado de moda do Rio durante 3 anos me mudando para São Paulo, onde trabalhei por mais 3 anos no mercado paulista até chegar em Porto Alegre, onde trabalho na Youcom há quase 5 anos. Fui acolhida pelo o time que faço parte e tenho muito orgulho de poder trocar, desenvolver, aprender e construir meu caminho profissional
com pessoas que eu tenho um carinho imenso e que me inspiram todo o dia. Já atuei como designer de estamparia e de produto (malha, tricô, tecido plano e acessórios). Hoje em dia, sou responsável por guiar um time talentoso e assegurar que nossas coleções tragam as  tendências que o jovem deseja, reforçar o DNA da Youcom, desenvolver a equipe e resultados
positivos para o negócio.

187559879_518799035999138_3183940222354847916_n.jpg

Alessandra Britto Cruz

Olá, sou a Alessandra mas todos me chamam de Ale! Tenho 25 anos, nasci em Porto Alegre em uma noite do dia 16 de junho, e como uma boa geminiana sou curiosa e sempre tive maior proximidade com as formas criativas de me comunicar e expressar quem sou, seja nos esportes, nos estudos ou na forma como me visto.Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRGS, e foi a comunicação social que abriu os caminhos que me levariam a trabalhar com uma grande paixão da vida toda: a Moda.

foto Paula Martins ILR (1).JPG

Paula Martins

Busca um mundo melhor, carregando na mochila a comunicação, o marketing e relacionamento, a captação de recursos, diversidade e inclusão. Analista de Responsabilidade Social no Instituto Lojas Renner e Sócia da Sankofa Comunicação. É especialista em Comunicação Diversidade e Inclusão, pós-graduada em Marketing Digital e Redes Sociais e graduada em Jornalismo.

Direção
Carol Anchieta 4_Foto Rafael Bittencourt.jpg

Coordenação e direção

Carol Anchieta é jornalista com passagem por veículos como TV Unisinos, Canal Futura, Rede Globo e RBS TV. Integra o coletivo de estudos Atinúké - Pensamento de Mulheres Negras (RS). Mestra em Design, assina como editora e curadora da publicação de arte Corpo Futuro, e também assina a curadoria as colunas do Design Ativista para Mídia Ninja. 

Mitti Mendonça_Credito Antonio Mainieri.png

Direção

Mitti Mendonça é artista visual, designer, produtora e escritora. Tem formação nas áreas de comunicação e design. Desde 2017 assina trabalhos artísticos e produtos através de sua marca Mão Negra, criando narrativas visuais sobre ancestralidade, memória e afeto. Para dialogar sobre estas questões, utiliza as técnicas: de bordado, crochê, tapeçaria, pintura, escultura e arte digital. Participa do circuito nacional e internacional de exposições e feiras de arte. 

Wagner Mello por Renan Benedito .jpg

Direção

Wagner Mello é artista e educador, fundador e residente no Ateliê Figa de Guiné, em Porto Alegre. Media atividades relacionadas à difusão da publicação independente e ilustração e atua no circuito de arte de forma autônoma, articulando e produzindo em diversas frentes. É produtor da feira gráfica GARGANTA. Em sua produção, exercita o experimento gráfico
como construtor de narrativas, buscando na imagem uma dimensão política de criar e perpetuar vizinhanças, a partir de uma poética sobre pertencimento, ascendência e afeto, que transita entre técnicas, da colagem ao digital, do desenho à fotografia, do não dito à palavra. Assina a co-direção da mentoria UMA | Universo Moda e Arte.

IMG_3732.jpg

Arte

Designer gráfico que atua nas áreas de comunicação e cultura criando identidade visual e conceito. Na área editorial, colabora com editoras assinando projeto gráfico como o das obras Sopaporiki (2020) - poemas do multiartista Richard Serraria; a série Orisun Oro (2021) - projeto de tradução de autoras negras amefricanas; O poço das Marianas (2021), de Eliane Marques; Livro de Notas Pretas, do artista-educador Wagner Mello (2022); Cavalos em corrida dentro da garganta, da multiartista Mitti Mendonça (2022), entre outras.

Disco_alta04.jpg

Assessoria de Imprensa, relacionamento e gestão de conteúdo para redes sociais

Bruna Paulin é artista, comunicadora e pesquisadora musical. Formada em jornalismo e Mestre em Comunicação pela PUCRS, atua há 17 anos no mercado da comunicação e cultura, desenvolvendo projetos de assessoria de comunicação, produção de conteúdo, construção de imagem e relacionamento para instituições, eventos, empresas e projetos artísticos. Já assinou projetos para eventos como Bienal do Mercosul, Porto Alegre Em Cena, Cine Esquema Novo, Congresso Brasileiro de Arquitetos, diversos festivais de música, cinema e teatro e instituições como Aliança Francesa, Goethe-Institut, Theatro São Pedro, Santander Cultural, Cinemateca Capitólio, entre outros. É a criadora e apresentadora de A História do Disco, um dos podcasts de música mais ouvidos no Brasil. Como atriz desde 2017 está em cartaz com o espetáculo poético-musical Uma Nova Pele.

Produção
WhatsApp Image 2023-02-16 at 11.41.02.jpeg

Produção e gestão administrativa

Antonia Wallig

Antonia Wallig é Pedagoga e Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC. Tem especialização em Terapia Artística Antroposófica pela Associação Sagres- Florianópolis. Atua na gestão de projetos criativos e colaborativos, na mediação de grupos nas áreas de arte-educação e sustentabilidade. Integrante do Coletivo de arte Geodésica Cultural Itinerante e do Projeto Rekombinando, é também uma das fundadoras do Centro Cultural Vila Flores (Poa- RS), onde atua desde 2013 como gestora na Associação Cultural Vila Flores, orquestrando e produzindo as atividades culturais e educativas que acontecem neste espaço. É coordenadora do Lab Vila Flores, projeto de contraturno escolar realizado nas escolas municipais em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Luana Barros

Gestora administrativo/financeiro na Associação cultural Vila Flores. Bacharel em Administração pela UFRGS, com experiência em RH (recrutamento e seleção e criação de indicadores), em finanças e com prestação de contas para editais públicos.

b071a253-bc9c-4b64-a8ce-bdbf37523d92.jpg

Roberta Dias

Roberta Dias é pós-graduada em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade pela Universidade de Lisboa e estudante de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha com produção cultural desde 2015, tendo experiência com clientes como Google e Melitta. Desde 2019 atua como gestora de projetos na Associação Cultural Vila Flores, na qual gerencia projetos socioculturais diversos que visam a democratização do acesso à cultura em Porto Alegre, através de projetos incentivados e/ou apoiados por fundos internacionais.

cf13c270e25c48373c8e5feee3c1635c.png
bottom of page